terça-feira, 5 de novembro de 2019

Exercícios - Foco Narrativo

1. Observe os textos a seguir:
Texto I

A cigarra passou o verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos.
Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer.
A formiga então perguntou a ela:
— E o que é que você fez durante todo o verão?
— Durante o verão eu cantei — disse a cigarra.
E a formiga respondeu:
— Muito bem, pois agora dance!

Texto II
Eu passei o verão cantando para alegrar o trabalho da formiga que juntava seus grãos.
Quando chegou o inverno, eu fui à casa da formiga para pedir que me desse o que comer.
A formiga então me perguntou:
— E o que é que você fez durante todo o verão?
— Durante o verão eu cantei — respondi.
E a formiga me falou:
— Muito bem, pois agora dance!
Pra mim, essa formiga é muito ingrata.

Texto III
A cigarra passou o verão só cantando, enquanto trabalhei muito, juntando meus grãos.
Quando chegou o inverno, a cigarra veio à minha casa para pedir que eu lhe desse o que comer.
Então, eu perguntei a ela:
— E o que é que você fez durante todo o verão?
— Durante o verão eu cantei — disse a cigarra.
E eu respondi:
— Muito bem, pois agora dance!
Pra mim, essa cigarra é muito folgada.

       De acordo com o que você aprendeu sobre FOCO NARRATIVO, escreva tudo o que você notou em relação aos três textos.

2. Observe a tirinha a seguir:

Agora reescreva a história de acordo com o foco narrativo determinado. Utilize apenas discurso indireto:
a) em 3ª pessoa (narrador observador)
b) em 1ª pessoa - partindo da visão da mãe
c) em 1ª pessoa - partindo da visão do Maluquinho




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exercícios - Foco Narrativo

1. Observe os textos a seguir: Texto I A cigarra passou o verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos. Quando chegou o inver...